NÚCLEO AGROFAMILIAR EM PARCERIA COM  PROFESSORAS DA UPE E UNEAL

INICIAM PESQUISA SOBRE PARQUES EÓLICOS EM CAETÉS

 

Estudar o impacto da implantação dos parques eólicos no município de Caetes-PE.  Este é o objetivo de um trabalho em parceria que está sendo iniciado pelo Núcleo Agrofamiliar da UFAPE junto com professores da UPE e da UNEAL. Nesse sentido no dia 01 de março de 2020, alguns componentes do Núcleo AGROFAMILIAR fizeram uma visita à Associação dos pequenos Agricultores Nossa Senhora das Dores, Ponto Alegre, do município de Caetés, juntamente com a professora Alissandra Trajano Nunes (UPE) e colaboração da professora Taline Cristina da Silva (UNEAL). A intenção foi ouvir os agricultores e agricultoras da região a respeito dos impactos ambientais locais ocasionados pela implantação dos parques eólicos na região.

 

Desta forma foi realizado um diagnóstico rápido participativo (DRP) para registrar as mudanças ambientais percebidas ao longo do tempo pelos agricultores e agricultoras, e  consequentemente, registrar as causas, consequências e as possíveis soluções. 

Figura 1 e 2 - Professoras realizando o DRP com o apoio dos componentes do Núcleo AGROFAMILIAR junto aos agricultores e agricultoras

Segundo a professora Alissandra Njnes, a atividade consistiu em registrar a percepção das pessoas e ao mesmo tempo, o grupo poder visualizar possíveis respostas. Como resultado da metodologia aplicada, registrou-se a preocupação das famílias diante dos impactos locais, e entre os vários problemas relatados, destacam-se os que afetam diretamente as atividades agrícolas tais como, mudanças climáticas, empobrecimento do solo, desmatamento desordenado, entre outros. Além disso, os agricultores e agricultoras relataram danos percebidos após a implantação das torres eólica, como redução da fauna (especialmente de aves e abelhas) e problemas de saúde provocados pela mudança do microclima e pelos ruídos. Diante disso, ela acrescenta: "Sem dúvida, há muito o que ser investigado e o DRP foi apenas o início das investigações, mas trouxe resultados relevantes para futuras pesquisas."